Aquecimento Central a Agua e Pellets

Aquecimento Central

Aquecimento central é um sistema de que nos permite aumentar a temperatura ambiente de diversas divisões e baixar a humidade relativa do ar no interior desses espaços, tornando-os mais agradáveis para quem os habita.

  1. Aquecimento Central:

    • Definição: O aquecimento central é um sistema que aquece toda a casa ou edifício a partir de uma única fonte central. Ele distribui calor através de radiadores de água instalados nas diversas divisões da casa.
    • Fonte de Calor: O aquecimento central pode ser alimentado por diferentes fontes de energia, como gás natural, eletricidade, biomassa – Pellets ou lenha.
    • Vantagens:
      • Uniformidade: Mantém uma temperatura uniforme em todos as divisões.
      • Conveniência: Pode definir o nível de calor em cada uma das divisões.

 

Em resumo, o aquecimento central é mais abrangente e uniforme. A escolha depende das necessidades específicas de cada casa e preferências individuais.

Este sistema é composto basicamente por tubagem de circulação ou distribuição da água, emissores ou concentradores de calor (os radiadores, toalheiros, piso e parede radiante), e um equipamento para o aquecimento da agua, a Caldeira a pellets (com bomba circulatória incluída).

Em alguns casos a instalação requer alguns componentes adicionais.

No caso do equipamento, este pode variar entre caldeiras, salamandras e recuperadores de calor a pellets com potências até aos 34kW. O equipamento controla a temperatura que deve estar no sistema, mas as temperaturas podem ser regulados individualmente nos próprios radiadores para um melhor conforto e poupança de energia.

Este sistema com base nos pellets é bastante eficiente e com um consumo bastante económico, comparado com um sistema idêntico mas usando gás, gasóleo ou mesmo a electricidade como combustível para o aquecimento.

Os pellets é um dos combustíveis ecológicos mais baratos existentes hoje no mercado, para além das caldeiras a pellets trabalharem com rendimentos superiores a 90%, garantindo, deste modo, aquecimento e água quente com a máxima poupança, podendo chegar até 50% de poupança comparando, por exemplo com um aquecimento central a gasóleo.